Repositório Institucional da UFPI

ENTRE O SAGRADO E O PROFANO: um mundo por trás das grades

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author AQUINO, Rosivânia de Castro
dc.date.accessioned 2018-07-17T18:58:31Z
dc.date.available 2018-07-17T18:58:31Z
dc.date.issued 2018-07-17
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1396
dc.description Orientador: Prof. Dr. Grégoire André Henri Marie Ghislain Van Havre. Examinador interno: Prof. Dr. Denis Barros de Carvalho. Examinador interno: Prof.ª Dr.ª Sônia Maria Campelo Magalhães. Examinador externo: Prof.ª Dr.ª Fernanda Codevilla Soares (UFMG). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O que você estava fazendo antes de começar a ler as primeiras páginas desta dissertação? Estava em alguma reunião importante? Lendo um livro, talvez? Vendo sua caixa de e-mails, trocando mensagens no WhatsApp ou em suas redes sociais? Como está o clima lá fora? Ensolarado ou nublado? E se algo ruim acontecesse e, de repente, você acordasse em uma cela de uma prisão, o que faria? Não sei bem o que faria, ou quais seriam suas experiências dentro desse espaço, mas em São Raimundo Nonato - PI, os detentos da Penitenciária Tenente Zeca Rúben (1967-2007) deixaram marcas da transformação do seu espaço prisional, onde a criação de desenhos e murais de palavras nos mais variados tipos de suportes presentes nos banheiros, pátio e, principalmente, nas paredes e teto das celas fazem parte de uma prática integrante da vivência e experiência de seus criadores nessa prisão. É, neste cenário, que voltaremos nossa atenção nas próximas páginas, na tentativa de compreender como os presidiários significaram e (re)significaram este espaço carcerário em uma (re)descrição linguística, que se origina, possivelmente, na experiência sensorial e fenomenológica. Além de perceber visões de mundo específicas, identidades, memórias e recordações engendradas nos grafismos presentes nas paredes e no teto das celas, por meio da análise de duas temáticas: apelo religioso e sexualidade, configurando o Sagrado e o Profano de um “mundo” que está por trás grades. Nesta dissertação, iremos conhecer juntos, como a Arqueologia trará respostas para os grafismos dessas duas temáticas específicas, tendo conceitos da fenomenologia husserliana, heideggeriana e pontyana como base teórica, pois se pressupõe que no ato de desenhar e escrever nas paredes e tetos das celas, estão concebidas ações cognitivas e perceptivas; emoções, fenômenos e sentidos, conceitos fortemente trabalhados por estas correntes filosóficas. Assim, tal estudo poderá representar um passo a mais no registro testemunhal, na valorização social e na reflexão coletiva sobre a experienciação e vivência humana no espaço carcerário, contribuindo para construção e/ou reconstrução do passado, mesmo o mais recente. ABSTRACT: What were you doing before you started reading the first few pages of this dissertation? Were you at an important meeting? Perhaps reading a book. Checking your mailbox or exchanging messages on WhatsApp, or maybe in your social networks? How's the weather outside? Sunny or cloudy? And if something bad happens and you suddenly wakeup in a prison cell, what would you do? I don't know what you would do, or what would be your experiences in this space, but in São Raimundo Nonato –PI, the prisoners of the Lieutenant Zeca Rúben Penitentiary (1967-2007) left marks of the transformation of their prison space, where the creation of drawings and murals of words in the most varied types of supports present in the bathrooms, courtyard and mainly in the walls and ceiling of the cells, are part of an integral practice of the experience of its creators in that prison. It's in this scenario that we turn our attention to the next pages in an attempt to understand how inmates meant and resignified this prison space in a linguistic redescription that originates, possibly, in the sensorial and phenomenological experience. In addition to perceiving specific world visions, identities, memories and remembrance begotten in the graphics presented on the walls and the ceiling of the cells, through the analysis of two themes: religious appeal and sexuality, configuring the Sacred and the Profane of a "world" that is behind bars. In this dissertation we will know together how Archaeology will bring answers to the graphics of these two specific themes, having concepts of the Husserlian, Heideggerian and PontyanaPhenomenology as theoretical basis, since it is assumed that in the act of drawing and writing on the walls and ceilings of the cells, cognitive and perceptive actions, emotions, phenomena and senses are conceived, concepts strongly worked by these philosophical currents. Thus, such a study could represent a further step in the testimonial record, social appreciation and collective reflection in the human experience and experience in the prison space, contributing to the construction and/or reconstruction of the past, even the most recent. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Penitenciária Tenente Zeca Rúben pt_BR
dc.subject Arqueologia pt_BR
dc.subject Fenomenologia husserliana pt_BR
dc.subject Heideggeriana pt_BR
dc.subject Pontyana pt_BR
dc.subject Penitentiary Lieutenant Zeca Rúben pt_BR
dc.subject Archaeology pt_BR
dc.subject Husserlian pt_BR
dc.subject Heideggerian pt_BR
dc.subject Pontyana Phenomenology pt_BR
dc.title ENTRE O SAGRADO E O PROFANO: um mundo por trás das grades pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account