Repositório Institucional da UFPI

A ÚLTIMA PÁGINA DO GÊNESE: a Amazônia de Werner Herzog (1972-1982)

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author REIS, Renan Nascimento
dc.date.accessioned 2018-06-08T18:36:20Z
dc.date.available 2018-06-08T18:36:20Z
dc.date.issued 2018-06-08
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1186
dc.description Orientador: Prof. Dr. Frederico Osanam Amorim Lima. Examinador interno: Prof. Dr. Francisco de Assis de Sousa Nascimento. Examinador externo: Profa. Dra. Meize Regina de Lucena Lucas (UFC). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Este trabalho tem como objeto de estudo os filmes Aguirre, A Cólera dos Deuses (1972) e Fitzcarraldo (1982), dirigidos pelo cineasta alemão Werner Herzog (1942), filmados na Amazônia entre os anos 1970 e 1980. Os longas-metragens são resultado da experiência de filmagem feita pelo diretor na região, tendo como contexto histórico a dominação colonial e a modernização durante a economia da borracha no início do século passado. Essas obras expressam diferentes narrativas sobre a História do Brasil, entre elas, o embate entre o “homem moderno” e a natureza “selvagem”, além das transformações/contradições geradas pela colonização e pela modernidade, em meados do século XVI e no limiar do século XX, respectivamente. Buscaremos analisar o susto (o deslumbramento, a estupefação, o encanto, o desencanto e o desarranjo) desses processos, vistos a partir do olhar de Herzog. ABSTRACT: This research has as its subject-matter the films Aguirre, The Wrath of the Gods (1972) and Fitzcarraldo (1982), directed by the german filmmaker Werner Herzog (1942), filmed in the Amazon between the years 1970 and 1980. The films are a result of the filming experience made by the director in the region, having as its historical background the colonial domination and modernization during the rubber economy at the beginning of the last century. These films express some reflections on the Brazil’s history, among them, the clash between "modern man" and "wild nature", besides the transformations/contradictions generated by colonization and modernity in the middle of the sixteenth century and on the threshold of century, respectively. We will try to analyze the scare (the dazzle, the amazement, the charm, the disenchantment, the derangement) of these processes, seen from the Herzog’s sense. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História-Filme pt_BR
dc.subject História da Amazônia pt_BR
dc.subject Werner Herzog pt_BR
dc.subject History-Film pt_BR
dc.subject Amazon history pt_BR
dc.subject Werner Herzog pt_BR
dc.title A ÚLTIMA PÁGINA DO GÊNESE: a Amazônia de Werner Herzog (1972-1982) pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account